O ano de 2021 será marcado pela grande celebração dos 40 anos da Diocese de São José dos Campos e, para esse momento, todas os diocesanos estão se envolvendo de forma direta ou indireta para que tudo aconteça da melhor forma possível.
Nessa edição você poderá conhecer um pouco dos preparativos.
Tema Central
«Somos todos irmãos» é o tema escolhido por Dom Cesar, para o Jubileu de 40 anos da diocese. Tema extraído da última encíclica do Papa Francisco. «FRATELLI TUTTI»: escrevia São Francisco de Assis, dirigindo-se a seus irmãos e irmãs para lhes propor uma forma de vida com sabor de Evangelho.
Logomarca
A logomarca foi elaborada pelo Departamento de Comunicação, em parceria com o designer Murilo Moraes. Confira, abaixo, todos os elementos que compõem a identidade visual do evento.
A Cruz do Senhor, como no brasão da Diocese, é o centro de tudo, representando a centralidade do mistério de Cristo na vida da Diocese, pois “Jesus Cristo é a boa nova da salvação comunicada aos homens de ontem, de hoje e de sempre”, mas, ao mesmo tempo, Ele é também o primeiro e supremo evangelizador.
O Lírio de São José, recorda o padroeiro principal da Diocese, uma vez que “a Igreja tem confiança no seu exemplo insigne, um exemplo que transcende cada um dos estados de vida e se propõe a toda a comunidade cristã, sejam quais forem a condição e as tarefas de cada um dos fiéis”
O número 40 formado pela Cruz, representa toda a história da Diocese que tem como princípio a experiência do amor e da salvação de Cristo através de sua entrega na cruz e também como fim, que essa mensagem seja conhecida.
As seis estrelas representam as 6 cidades que compõem a Diocese de São José dos Campos.
Os desenhos abaixo da cruz representam os vales e montanhas e o centro urbano, componentes do contexto geográfico da Diocese. É nesta terra que todos os fiéis são chamados a se santificar e a evangelizar.
Presente na imagem, formado pelo zero, temos o cajado, lembrando a figura de guia e pastor de São José.
Por fim, a cor da imagem recorda a imagem de São José, Padroeiro da Diocese. Um amarelo que aos poucos cobre o verde, simbolizando Deus que escolheu São José e o cobriu com graças para prepara-lo para sua missão de pai, provedor e protetor da Sagrada Família de Nazaré.
Comissão Litúrgica
Essa comissão, coordenada pelo Pe. Rinaldo Roberto de Rezende (Coordenador Diocesano de Pastoral), já está se organizando e preparando a Celebração Solene, que marcará os 40 anos da Diocese, no dia 1º de Maio de 2021. O horário e local serão divulgados posteriormente. A ornamentação do espaço celebrativo ficará sob a responsabilidade do Pe. Pedrinho (Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Jd. Oriente).
Nesse dia o Coro Diocesano Ir. Miria Therezinha Kolling, irá se expandir, e contará com a participação de três pessoas de cada paróquia, que juntos irão cantar as maravilhas realizadas em nossa Diocese no decorrer da história. Confira abaixo o Hino do Jubileu da Diocese, composto pelo Pe. Edinei.
Será, ainda, realizada uma celebração em âmbito paroquial no dia 30 de maio de 2021. Trata-se das 24h para o Senhor, ocasião em que cada comunidade, de acordo com sua realidade pastoral, irá se organizar para bem realizar essa iniciativa.
Hino Jubilar da Diocese de São José dos Campos
Dos campos férteis do nosso Vale,
Escolhidos desde toda a eternidade,
Pra ser Igreja: sinal do Reino,
Povo de Deus: graça e verdade!
Refrão.: Escolhidos, consagrados e enviados,
acolhendo a Tua Palavra em nossa história.
Caminhamos com alegria e esperança,
expressando em nossa vida a Tua glória.
Na esperança de amar e crer,
O batismo deu-nos esta vocação.
Nas diferenças unidos somos,
Em um só corpo, um só coração.
Em seis estrelas tua luz se vê,
Mostram tua graça e o teu poder.
Nossos ministros em seu servir,
Falam da essência do nosso ser.
Nossos pastores tua voz ecoam,
Nos conduzindo fieis a Jesus.
Nossos progressos de Ti nos vêm,
Cuidas e inspiras com tua luz.
Povo piedoso e participante,
Marcam a história e o nosso chão.
Grandes recursos e seus avanços,
Geram a vida em favor do irmão.
O patrocínio de São José,
Que tu nos deste agradecemos.
O testemunho do “homem justo”,
Com tua graça imitar queremos.
Comissão de Comunicação
Desde o ano passado o DECOM (Departamento de Comunicação) vem pensando em ações para que esse momento seja especial. E foi definido que será elaborado uma Revista e um Ebook.
A Revista está sendo construída sob a coordenação de Dom Cesar, Pe. Carlos Eduardo de Quadro (Pe. Cadu), Pe. Edinei Evaldo Batista e Bruno Andrade Gabriel (Jornalista da Diocese). E também conta com a colaboração de uma equipe: Pe. Chicão (Assessor da Pascom Diocesana), Junior (Coordenador da Pascom Diocesana), Bruna Silva (Centro Diocesano de Pastoral), Rafael Camargo (Seminarista), Matheus Oliveira (Seminarista), Fernanda Albuquerque (Paróquia Espírito Santo) e Pedro Luvizotto (Paróquia São João Bosco).
Essa equipe teve a missão de fazer o contato com as paróquias, pastorais, movimentos, organismos, ministérios, ordens, congregações religiosas e novas comunidades, além das diversas ações sociais da Diocese. Também está buscando os patrocinadores para custear esses materiais.
É preciso destacar o intenso trabalho dos diversos grupos que foram contatados para essa pesquisa e que coletaram as evidências históricas, pesquisando nos livros de tombo, relatos orais, entre outros, para construir as editorias da revista.
A revista ainda contará com a colaboração dos redatores: Cristina (Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Altos de Santana), Emerson Tersigni (Paróquia Imaculada Conceição – Jacareí), Fernanda Albuquerque (Paróquia Espírito Santo), Gustavo Rigueira (Paróquia Santa Inês), Pedro Luvizotto (Paróquia São João Bosco) e Rosana Antunes (Paróquia Nossa Senhora da Santíssima Trindade).
O Ebook, está sendo escrito pelo Pe. Edinei Evaldo Batista que, há um bom tempo, vem pesquisando e estudando sobre a história de nossa Diocese. Muitos dos seus relatos são memórias que marcaram sua trajetória sacerdotal na Diocese.
Todos os materiais contarão com a revisão ortográfica e gramatical de Cláudia Lima (Paróquia Catedral de São Dimas) e Julio Vizo (Paróquia Espírito Santo).
Fonte: Diocese de São José dos Campos