Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
NOSSO CASAMENTO COM DEUS

18/01/2016

NOSSO CASAMENTO COM DEUS
Entre Deus e o povo do Antigo Testamento, Israel, existia um pacto, uma aliança, como se fosse
um casamento. Mas Israel foi infiel: por causa de presumidas vantagens materiais, correu atrás
dos deuses dos povos pagãos. Isso se chama prostituição. O resultado foi que Israel caiu nas
mãos desses estrangeiros. Foi levado ao cativeiro, na Babilônia, era o seu castigo. Mas, agora,
o profeta anuncia, em nome de Deus, a salvação. Deus vai acolher de novo a sua esposa infiel,
proclama a 1.ª leitura.
No evangelho, Jesus, introduzido por sua mãe, torna-se presente numa festa de casamento.
Na Palestina quem oferecia a festa de casamento era o próprio noivo que mandava e desmandava.
Mas, no fim da festa, sem que os convidados e o próprio noivo se deem conta, Jesus toma o
comando e faz servir, milagrosamente, o “vinho melhor”. É Ele o verdadeiro esposo, e oferece em
abundância o vinho da alegria a quantos compareçam à sua festa (cf. Jl 4,18; Am 9,13).
Sentimos dificuldades em conceber a vida cristã como um casamento. Talvez porque hoje não
é fácil viver um casamento de verdade... Casamento é questão de fé e de compromisso. A alegria
da união amorosa para sempre não é fruto apenas dos sentimentos espontâneos. Devemos crer
que nossa fidelidade a Deus e a Jesus Cristo é duradoura aliança de amor, que nos proporciona
felicidade mais profunda do que o mais perfeito matrimônio. E para isso precisamos nos deixar
amar, gostar de que Deus goste de nós. Então faremos tudo para sermos amáveis para Deus e
para os seus filhos. E isso não só individualmente, mas, antes de tudo, como povo, como comunidade.
Será que fazemos o necessário para que a comunidade dos fiéis seja uma noiva radiante para
Cristo? Quando vivermos realmente o que Cristo nos ensina, não há dúvida de que a fé e a comunidade
cristã serão uma alegria, um preparar-se para corresponder sempre melhor ao amor que
Cristo nos testemunhou. Na dedicação aos nossos irmãos, encarnamos o nosso amor e afeição
a Cristo, que é fiel para sempre.
Amilton Gonçalves Cruz - Instituto Franz de Castro Holzwarth

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia São Sebastião. Todos os direitos reservados.