Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
SOLIDARIEDADE E SALVAÇÃO

10/01/2016

SOLIDARIEDADE E SALVAÇÃO
A 1.ª leitura cita o 1.º cântico do Servo do Senhor: o Senhor recebe o Espírito de Deus, para ser a luz das nações e o libertador dos oprimidos. Pedro, na segunda leitura, nos dá um recado muito importante: “Deus não faz acepção de pessoas”.

Ele não julga as pessoas pelas aparências ou pelas classificações às quais estamos acostumados: raça, cor, religião, gênero, classe social. O critério de Deus é outro. Ele acolhe quem quer que o teme e pratique a justiça. Quando Jesus é batizado por João, Deus o proclama “seu Filho”, e o Espírito de Deus torna-se visível sobre Ele, em forma de pomba.

No Espírito de Deus, Jesus assume sua atividade como enviado de Deus. Por isso, a pregação dos apóstolos a respeito de Jesus começava com uma menção ao batismo de Jesus por João. Jesus é, portanto, o Servo do Senhor por excelência, o Filho de Deus. Sobre Ele repousa o Espírito, o dinamismo de Deus, fazendo com que tudo o que o Filho faz seja obra de Deus mesmo.


Jesus é o realizador do desígnio (projeto) de Deus. Jesus quer ser solidário com o povo que Ele vem libertar; embora Ele mesmo não tenha pecado, pede a João para ser batizado em meio aos pecadores. Assim, Ele quer “cumprir toda a justiça”, isto é, o plano de salvação de Deus. Jesus não se comporta como um privilegiado. Para salvar alguém, devemos descer até onde ele está.


O batismo de Jesus é esvaziamento e, ao mesmo tempo, manifestação do Espírito. Também o nosso batismo deve ser isso. No batismo da Igreja, somos batizados no Espírito. Mas, para comunicar o Espírito que nos anima, devemos mergulhar no mundo em que vivem os nossos irmãos.


Nosso batismo não significa meramente perdão dos pecados, como o do João (nem apenas uma bênção de saúde ou coisa semelhante). É participação no batismo de Cristo e na sua missão como Servo de Deus, no Espírito. Deve levar-nos ao esvaziamento pelos nossos irmãos.

A preparação do batismo merece, pois, maior atenção. Os pais e padrinhos dos batizados devem ter presente este significado para transmiti-lo aos filhos na hora oportuna.
Amilton Gonçalves Cruz - Instituto Franz de Castro Holzwarth

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia São Sebastião. Todos os direitos reservados.