Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
CRISTIANISMO: UMA RELIGIÃO DA PALAVRA DE DEUS!

30/08/2015

CRISTIANISMO: UMA RELIGIÃO DA PALAVRA DE DEUS!


Dentre tantos ensinamentos contidos na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini, de Bento XVI, destaca- se a utilização da expressão “Palavra de Deus”, que o Pontífice deseja que seja esclarecida, tanto do ponto de vista teológico como pastoral.

A novidade da Revelação Bíblica é que Deus deu-se a conhecer no diálogo com a humanidade. Assim, temos uma dimensão cósmica desta Palavra, o “livro da natureza”; em seguida, vem toda a história da salvação, que teve sua plenitude em Jesus Cristo, o Verbo encarnado (Jo 1,14). Ele é a Palavra de Deus, por excelência (Hb 1,1- 2). Depois, temos a pregação da Igreja, com sua tradição viva, atravessando os tem-pos.

Enfim, é uma sinfoniada Palavra, que se exprime de diversos modos (VD, n. 7). Por causa desta pluriformidade da autocomunicação de Deus, o cristianismo não é uma “religião do Livro”, como outras tradições religiosas. Embora veneremos com extremo amor a Sagrada Escritura, ele é a “religião da Palavra de Deus”, que está contida na Sagrada Escritura, mas não se esgota nela, pois ela também está presente na fé viva da Igreja (VD n. 7).
O Concílio Vaticano II, através da Constituição Pastoral Gaudium et Spes (1965), falou dos “sinais dos tempos”
(GS 4 e 11) e exortou-nos a ter atenção a eles, para assim discernirmos o que Deus quer de nós no momento presente. Assim, po-demos, analogicamente, dizer que Deus nos fala, também, através da vida e dos acontecimentos,
sendo esta uma dimensão pastoral importante da Palavra de Deus.


Enfim, o fundamental é saber que somos uma religião que “escuta” a Palavra de Deus, e neste mês, especialmente, queremos venerar com amor sua presença na Sa-grada Escritura.

Padre Antonio Aparecido Alves (Toninho) - Pároco na Paróquia São Benedito do Alto da Ponte.
   

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia São Sebastião. Todos os direitos reservados.