Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
VOCAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS E SERVIÇOS NA COMUNIDADE E SOCIEDADE

23/08/2015

VOCAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS E SERVIÇOS NA COMUNIDADE E SOCIEDADE


Pelo batismo, os leigos “são incorporados a Cristo, e com isso formam o povo de Deus e participam das funções de Jesus: sacerdote, profeta e rei” (cf. Documento de Aparecida, 209); por isso, tem como missão principal transformar o mundo. Na comunidade eclesial e na sociedade, os leigos contribuem para a vivência e o anúncio do Evangelho e do Reino de Deus.

Na comunidade eclesial, desempenham várias ativi-dades, por exemplo: Catequistas, Ministros da Palavra e da Comunhão Eucarística, serviço aos pobres e doentes. Na comunidade social, desempenham um fundamental papel no mundo, e, nos diversos campos de trabalho, da cultura, das ciências, da política, da economia, da educação etc., exercem sua ação evangelizadora, testemunhando e irradiando sua fé.


Portanto, os leigos devem, pela Palavra, crescer evangelizando (Mt 5,18-20), anunciando e amando a Deus como Pai e a Jesus como irmão, amigo e libertador (Jo 15,12-17) e convivendo na comunidade pelo serviço e testemunho da fé, com a finalidade de transformar o mundo numa sociedade justa e fraterna que permanece em militância pelo amor (Jo 8,12; Pd 2,21), Sendo, enfim, “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14; Mt 13,33).

Assim, cada cristão deve assumir a responsabilidade de discernir qual é a vocação para a qual Deus o chama, e nós, como Igreja, temos a responsabilidade de ajudar nesse discer-nimento. Por isso a Pastoral Vocacional motiva e acompanha nossos
irmãos no caminho do dis-cernimento da vontade de Deus e de uma resposta profunda de amor. Para oferecer essa colaboração, a Pastoral Vocacional promove vários encontros.

Procure a Pastoral Vocacional de sua pa-róquia, pois com certeza ela o ajudará a responder a pergunta vocacional que todos devem se fa-zer: “Senhor, o que queres que eu faça?”.
AMILTON GONÇALVES CRUZ - PASTORAL VOCACIONAL

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia São Sebastião. Todos os direitos reservados.