Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
PERMANECER COM JESUS PARA DAR BONS FRUTOS

03/05/2015

PERMANECER COM JESUS PARA DAR BONS FRUTOS
Jesus hoje nos fala sobre nossa íntima união com Deus, usando a imagem da videira, do agricultor e dos ramos. Ensina-nos que só daremos frutos se permanecermos Nele. Não há uvas se os ramos não estão unidos à videira. Não há cristão sem íntima união com o Cristo.

No Antigo Testamento, Israel é muitas vezes comparado a uma vinha fecunda quando fiel a Deus, e como uma vinha estéril quando dele se afasta. No Batismo somos enxertados no Mistério Pascal de Cristo, na sua própria Pessoa. Tornamo-nos ramos dessa Videira que é Jesus. Permanecer Nele é a atitude do discípulo-missionário. Permanecer,
estar com Ele, conhecê-lo, amá-lo, ouvi-lo, aprender Dele. Permanecer não é estar de vez em quando. É estar sempre. É ficar, perseverar.

Implica tempo, disposição, intimidade. É ouvi-lo e com ele falar. Em nossas vidas, aprendemos que não devemos depender de nada nem de ninguém. Nossa autonomia é um valor supremo a ser buscado e preservado. Queremos ser independentes para pensar, resolver, agir. É a cultura de que tudo podemos, tudo sabemos, tudo resolvemos.

E, na Liturgia de hoje, Jesus nos fala da total dependência que Dele temos, a ponto de dizer que sem Ele nada podemos fazer. De homens orgulhosos, somos chamados a tornarmo-nos simples, humildes, entendendo que só nessa íntima ligação com Jesus seremos verdadeiramente livres, e poderemos produzir frutos abundantemente. Nosso fazer não depende de nossa força, mas da força que vem de Deus. Só nessa permanência Nele, nossas atitudes expressarão que o Reino dos Céus já começou. Diz São João que devemos amar com ações e em verdade, e não com palavras.

O verdadeiro amor vem de Deus, é Deus. Nós amamos com o amor que Ele derramou em nossos corações, e não com nosso próprio amor, sempre tão falho, tão interesseiro, tãoincompleto. Aprendamos que nossa verdadeira felicidade e fecundidade estão nessa dependência, nessa união de vontades e sentimentos com o Senhor. Permanecendo com Ele e Nele, produziremos muitos frutos, e transformaremos a face da terra.


José Luiz F. A. Lessa - Paróquia Sagrada Família

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia São Sebastião. Todos os direitos reservados.