Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
EIS O CORDEIRO DE DEUS

18/01/2015

EIS O CORDEIRO DE DEUS
A primeira leitura deste domingo narra a vocação profética de Samuel, que ainda menino, vive tranquilamente no templo do Senhor em Silo, a serviço do sacerdote Eli.

 Samuel exerceu um papel importante, como líder, durante a transição da época dos juízes para a época dos reis. A narração da vocação de Samuel mostra que o chamado recebido tem origem em Deus. Na segunda leitura Paulo escreve à comunidade de Corinto.

Corinto era uma cidade bastante complexa, era um desafio evangelizá-la. Paulo ensina que a imoralidade é incompatível com a vida de uma pessoa batizada, porque a vida dos batizados está unida a Cristo e forma com Ele um só Corpo. Paulo convida os cristãos de Corinto a saberem usar a liberdade. Recorda que o corpo é santuário do Espírito (v. 19) e por isso não se pode fazer com o corpo o que quiser.

A Palavra de Deus dirigida a Samuel, aos discípulos e aos cristãos de Corinto, nos convida a uma resposta. Uma resposta que consiste em seguimento a Jesus apresentado no Evangelho como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A união mútua entre Jesus e o discípulo é condição básica para produzir frutos.


O chamado ao discipulado cria uma nova situação, uma mudança de vida e de opções. A amizade do discípulo com Jesus deve chegar ao anúncio da Boa Nova do Reino que está acontecendo no meio das pessoas. Ela significa partilhar do mesmo destino do Mestre. Nós hoje, somos chamados(as) a olhar para o
Cordeiro, segui-lo, descobrir sua morada e ficar com Ele, na comunidade dos que creem e também lá onde
o Mestre está agora, pois Ele foi preparar um lugar junto ao Pai para todos.

Vimos, então, que todas as leituras falam do encontro com Deus que nos chama pelo nome, que quer de nós uma vida completamente nova. Como estamos acolhendo o chamado de Deus e apresentando Jesus, o
Cordeiro de Deus, hoje, em nossas famílias, no trabalho, na comunidade e na sociedade?


Amilton Gonçalves Cruz - Instituto Franz de Castro Holzwarth

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia São Sebastião. Todos os direitos reservados.