Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
A PALAVRA DA CRUZ!

14/09/2014

A PALAVRA DA CRUZ!

À luz da Verbum Domini de Bento XVI, e tendo presente a Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada dia 14 de setembro, bem como o Evangelho deste domingo, vamos refletir sobre a missão de Jesus, realizada na cruz e no sofrimento, na perspectiva da entrega da vida.

A cruz tem uma “Palavra”, cuja linguagem é incompreensível, parece uma loucura, e somente os que têm fé a compreendem, e, para estes, ela se torna uma força (1 Cor 1,18). Acentua o Papa Bento XVI que o Verbo ficou mudo de morte, mas a “Palavra” não emudeceu, sendo o ato da entrega, em si o extremo de sua comunicação, pois aqui comunica-se o Amor total que dá a vida plenamente.

A cruz fala alto. Em sua entrega radical, “Neste grande mistério, Jesus manifesta-se como a Palavra da Nova e Eterna Aliança: a liberdade de Deus e a liberdade do homem encontram-se definitivamente na sua carne crucificada, num pacto indissolúvel, válido para sempre. O próprio Jesus na última ceia, ao instituir a Eucaristia, falou de “Nova e Eterna Aliança”, estabelecida no seu sangue derramado, mostrando-se como verdadeiro cordeiro imolado, no qual se realiza a definitiva libertação da escravidão (VD n. 12).

A cruz de Jesus, a qual somos convidados a abraçar com coragem, é aquela que nos vem por causa da fidelidade ao projeto de Deus. É a vida, por ele livremente doada. Esta cruz é redentora, e, embora humanamente pareça um fracasso, segue outra lógica, que desemboca na vitória da Páscoa.

Comissão do Folheto Litúrgico

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia São Sebastião. Todos os direitos reservados.