Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
“DIA NACIONAL DO CATEQUISTA”

31/08/2014

“DIA NACIONAL DO CATEQUISTA”

Catequista, por definição, é o mestre que ensina por explicação oral, metódica, os mistérios da fé e das coisas religiosas em geral (cf. Houaiss).

 A função principal do catequista é transmitir a fé conforme a doutrina católica baseado na Sagrada Escritura, na Tradição e conforme o Magistério da Igreja. São mestres da oração, e utilizam como síntese e livro de cabeceira o Catecismo da Igreja Católica (cf. CIC 2663).

 O catequista é alguém que vive para Cristo e gasta sua vida não na comodidade e no isolamento, mas vai ao encontro do próximo para ganhá-lo para Cristo, ajudando-o a compreender o sentido da Encarnação, Morte e Ressurreição de nosso Senhor e Salvador. Na última missa do Dia do Catequista, o Papa Francisco, lembrando o profeta Amós, disse: “Ai dos que vivem comodamente... e não se preocupam com os outros”.

 Viver comodamente é não ter memória de Deus, é perder o rosto humano e viver na idolatria, colocando as coisas do mundo no lugar que é próprio de Deus.

O Papa define o catequista como “aquele que guarda e alimenta a memória de Deus; guarda-a em si mesmo e sabe despertá-la nos outros”. Contudo, enfatiza: “o catequista é pessoa de memória de Deus e tem uma relação constante e vital com Ele e com o próximo...”. No final, exorta os catequistas a procurarem a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência e a mansidão.

Diácono José Portes

Paróquia da Catedral de São Dimas

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia São Sebastião. Todos os direitos reservados.