Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
“VOCAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS ORDENADOS”

03/08/2014

“VOCAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS ORDENADOS”

Todo cristão, seja ordenado ou leigo, é chamado a participar do ministério de Cristo Sacerdote, Profeta e Rei. Os ministros ordenados, ou seja, os diáconos, os presbíteros e os bispos, compõem a hierarquia da Igreja, e, pelo Sacramento da Ordem, recebem a missão de construir e zelar pelas comunidades, exercendo seus ministérios como verdadeiros servidores do Corpo de Cristo, que é a Igreja.


Os diáconos são os servidores por excelência, pois a própria palavra diácono vem do grego que quer dizer serviço. São auxiliares do bispo e dos presbíteros e servem ao povo de Deus no serviço (diaconia) da liturgia, da palavra e da caridade. Os presbíteros, ou padres, são os nossos pastores e pais espirituais. São colaboradores do bispo e agem em seu nome, exercendo o múnus de ensinar, santificar e governar a(s) comunidade(s) a eles confiada(s).


Os bispos, ou epíscopos, são os pastores supremos de uma determinada Igreja particular, e exercem seu ofício com poderes espirituais e administrativos sobre uma determinada diocese ou província eclesial. Os bispos são os sucessores dos Apóstolos, pois conservam de maneira ininterrupta esta sucessão, a sucessão apostólica, e estão diretamente ligados a Pedro, o primeiro Papa, a quem Cristo confiou as chaves do Reino e a condução do seu rebanho.


Finalizando, ser ministro ordenado é servir caminhando com toda a Igreja de Cristo rumo à Jerusalém Celeste, , guardando e levando a Palavra de Deus e o alimento espiritual a todo o povo de Deus.

Diácono José Portes
Paróquia da Catedral de São Dimas

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia São Sebastião. Todos os direitos reservados.