Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
“BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS”

27/07/2014

“BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS”


Nestes dias, estamos passando pela escola de Jesus, que nos reuniu em um grande retiro para contar histórias sobre o Reino na forma de parábolas.

O texto de hoje é a conclusão dos ensinamentos sobre os mistérios do Reino (Mt 13, 1-52). O tesouro escondido e a pérola preciosa são histórias semelhantes. Na primeira, Jesus destaca o estado de ânimo e reação de quem, simplesmente, encontra um tesouro: alegria e desembaraçamento de tudo para obter esse tesouro.

 Na segunda, a pérola preciosa exige esforço, procura. Nas parábolas dos peixes bons e ruins, e do pai de família que tira do seu tesouro coisas boas e ruins, Jesus nos mostra que devemos pedir sabedoria para discernir entre o bem e o mal e a identificar o que condiz com o Reino. O convite de Jesus à compreensão e ao discernimento pretende concluir essas parábolas:

 “Vocês compreendem tudo isso?”(Mt 13, 51-52). Compreender (tomar consigo, apropriar-se) é assumir o ensinamento, entendendo que o mistério do Reino já foi e continua sendo manifestado em Jesus Cristo. Isso é maravilhoso e dá sentido à nossa vida.

O Santo Padre Papa Francisco, em sua exortação apostólica, nos diz: “Convido todo cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo, ou, pelo menos a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de procurá-lo dia a dia sem cessar” (Evangelii Gaudi 1.3).

Caríssimos irmãos e irmãs, peçamos a intercessão da Virgem e Mãe Maria que, movida pelo Espírito Santo, soube acolher o Verbo da vida, para que nos ajude a buscar primeiro o Reino de Deus e a dizer o nosso “sim” e tudo
o mais nos será acrescentado.


Diácono Alexandre Magno de Andrade - Paróquia da Catedral de São Dimas

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia São Sebastião. Todos os direitos reservados.