Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Nossa Senhora

12/10/2010

Maria, a Mãe de Jesus é uma só, mas em cada país Ela recebeu um título específico seja por algum motivo que levou o povo da época a identificá-la com a realidade em que vivenciaram ou pelas circunstancias em que Ela aparecera ou pela localidade, etc.

A padroeira de nosso país é Nossa Senhora Aparecida;
• em Portugal Ela é chamada de Nossa Senhora de Fátima;
• no México Ela atende por Nossa Senhora de Guadalupe;
• na França deram-lhe o nome de Nossa Senhora de Lourdes;
• já em Medugorje / Bósnia seu titulo é Nossa Senhora  de  Medugorje; e tantos outros títulos a Ela atribuídos.

Em todas essas localidades o propósito dessas aparições foi uma só: aumentar a fé e dar-nos mensagens de esperança e alerta para que possamos nos converter o quanto antes por termos permitido a entrada do pecado em nossas vidas antes que o mal nos assole definitivamente.

No Brasil, a imagem de NOSSA padroeira foi encontrada no Rio Paraíba do Sul por pescadores que lá estavam e que nada conseguiam pescar, mas que após encontrarem a imagem da santa deu-se o milagre: a rede lotou de tantos peixes.

Curiosamente, a data em que festejamos o dia de nossa padroeira é dia 12 de outubro, dia em que se festeja também o dia das crianças. Melhor data não haveria de ser, afinal toda mãe que ama quer seus filhos por perto são e salvos.

Uma outra curiosidade é que Nossa padroeira é negra, porém muitos dizem que não, afirmando que a imagem é escura devido ao tempo em que ficara no rio barrento. Ela foi encontrada em volta de 1700 e tempos depois de ter sido encontrada, uma de suas devotas, a princesa Isabel de Portugal doou uma coroa de ouro e brilhantes numa de suas visitas ao local em que a santa fora encontrada. Eu me pergunto se nossa padroeira não é negra como uma forma de mostrar ao nosso povo guerreiro de que somos um país onde todas as raças deveriam viver em comunhão e não como racistas e preconceituosos.

Nosso país é um caldeirão de raças: índios; negros, asiáticos, europeus, mas infelizmente muitas pessoas ainda são racistas, preconceituosas, ainda que neguem tal pensamento.

Nossa Senhora buscou se manifestar para crianças ou adultos que tal qual uma criança tinha o coração puro, sem máculas.

Bom, a ironia está que a padroeira do Brasil é negra e os devotos que independem da cor não são poucos.

Rogai por nós NOSSA MÃE!

Rejane de Fátima Travaioli
Psicóloga clínica

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia São Sebastião. Todos os direitos reservados.