Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
AGOSTO MÊS VOCACIONAL

01/08/2010

Meu irmão, minha irmã, às vezes ficamos meio constrangidos em falar de vocação. Pensamos que é só para padres e freiras, não é verdade, é uma preocupação de todos.

SOMOS TODOS CHAMADOS

A vocação é amor. A pessoa humana é um ser no amor e para o amor. O fundamental da vocação é o Ser da pessoa humana e cristã.
Toda pessoa é vocacionada, isto é, chamada por Deus para Ser feliz.
A palavra Vocação vem do latim vocare e significa chamado.
A vocação é o chamado de Deus dirigido a toda pessoa humana, em vista da realização de uma missão ou serviço da comunidade.
Toda pessoa humana tem o chamamento superior D´Aquele que a criou e chamou a existência.

Deus toma a iniciativa de chamar, a pessoa humana, responde.
“Não fostes vós que me escolhestes, mas Eu vos escolhi e vos constitui para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça.” (Jo 15,16)
A vocação não é profissão, ela é gratuidade.Profissão é tarefa para o sustento. Também não é aptidão, e nem inclinação que é como resposta  à proposta recebida.

Também não é ideal, este é uma aspiração, inquietação, um impulso que está dentro da pessoa.
Portanto Vocação  é um Dom de Deus dirigido a cada pessoa.

ONDE DEUS CHAMA ?

- na família;
- na catequese, coroinhas e adolescentes;
- nos grupos de jovens e escolas;
- nas paróquias e comunidades.

COMO DEUS CHAMA ?

- nos chama pessoalmente, é uma experiência interior;
- nos chama pelos valores que nos atraem e que orientam a nossa vida. A relação cuidadosa desses valores leva-nos a fazer uma opção;
- nos chama através do irmão que sofre.

O QUE FAZER QUANDO SENTIR O CHAMADO DE DEUS?

- Receber com carinho o convite;
- Comente com alguém sobre o seu desejo;
- Coloque-se em oração;
- Participe de encontros vocacionais.
Neste mês de Agosto, celebramos as seguintes vocações:

1º Domingo – VOCAÇÃO SACERDOTAL – Deus chama do meio dos homens, pessoas para se dedicar totalmente na santificação do mundo, consagrando-se de maneira especial, dedicando única e inteiramente à serviço dos irmãos, o Sacerdote. Escolhido entre os homens para servir a Deus em favor dos homens; consagrado para anunciar o Evangelho; apascentar o rebanho de Cristo; perdoar os pecados, celebrar a Eucaristia; denunciar as injustiças, e ser o animador da unidade visível da comunidade. O Sacerdote oferece todo seu ser; pelos olhos e ouvidos, é que Deus vê e ouve o clamor do seu povo e vem em socorro (Ex. 3,7-8); pelas mãos do padre, Deus acolhe, perdoa, dá segurança,

abençoa e consagra; pelos passos do padre, Deus caminha ao encontro de seu povo; pelos sentidos do padre, Deus ama o seu povo; pela consagração total do padre é que Deus vai gerando a sua grande família, a Igreja. O Sacerdote é a ponte entre Deus e o homem;

2º Domingo – VOCAÇÃO MATRIMONIAL – A família é uma verdadeira comunidade. Ela é a base da vida, porque é fundamentada no amor e Deus é Amor ( I Jo 4,8); a manifestação do Amor de Deus se dá no amor e complemento de um casal, pela união conjugal; abençoado por Cristo o matrimônio simboliza Sua união com a Igreja; garante a preservação da vida, pela Lei do Amor; manifesta a todos a presença viva do Salvador no mundo.

3º Domingo – VOCAÇÃO RELIGIOSA – vocação de quem se consagra a Deus, para um maior serviço junto dos irmãos mais necessitados, pela oração e pelo trabalho, onde quer que estejam; seu trabalho se desenvolve em vários campos da sociedade;  há os que assumem a missão contemplativa na Igreja, isto é, estar dia e noite rezando pela libertação do  mundo; há também os que desenvolvem trabalhos apostólicos, nas favelas com os pobres, com os doentes nos hospitais, com os idosos abandonados, com os menores carentes e na evangelização, nas missões.

4ºDomingo – VOCAÇÃO LEIGA(O) – Leigo vem do grego “Laos” e significa povo;aquele que pertence ao povo, o povo de Deus. Estes fiéis, pelo batismo foram incorporados a Cristo, constituídos no povo de Deus e a seu modo feitos participantes da missão sacerdotal, profética e real de Cristo. Vivem nas condições da vida familiar e social, onde vão tecendo sua história e existência. Chamados por Deus para que exercendo seu próprio ofício, guiados pelo Espírito Santo, como fermento, de dentro, contribuam para a santificação do mundo.

5º Domingo – VOCAÇÃO DO CATEQUISTA – É Deus chamando para trabalhar, soar a camisa, aprender com a vida, dar testemunho, anunciar ecoar, ou seja, emprestar a voz a Deus, ser o microfone  Dele para anunciar o que Ele quer que seja anunciado ou denunciado.

Rezemos por todas as vocações, em especial, neste mês de Agosto, pedindo a Deus a perseverança e a luz do Divino Espírito Santo.

 

"VOCAÇÃO: Descoberta de uma vida em Deus atraídos pelo chamado"


Fonte:
- Folheto “Comissão Diocesana de Pastoral Vocacional – Diocese de São José dos Campos”.
- Folheto “Tríduo Vocacional 1983 – Região Episcopal da Lapa.”

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia São Sebastião. Todos os direitos reservados.