Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Mensagem do Pároco

28/07/2009

Olá meus irmãos e irmãs, e com grande alegria que deixo uma pequena mensagem para o mês de agosto mês vocacional, ainda mais este ano sacerdotal, somos cada vez mais impelido a rezar pelos sacerdotes do mundo inteiro, pedir a Deus que derrame sempre as graças necessárias para exercer bem o seu pastoreiro na Igreja de Cristo, na qual foi chamado a servir.

Padres: Mostram o caminho para o céu. Ars era lugarejo perdido, quando João Maria Vianney foi chamado pelo seu pároco. Enquanto caminhava para lá, um pastorzinho lhe indicou a direção e ele disse: "Você me mostrou o caminho para Ars, eu vou mostrar-lhe i caminho para o Céu".

Isso não é um exagero. "É o padre quem continua a obra da Redenção na terra", explicou mais tarde o pároco de Ars. Ele o faz, sobretudo na Eucaristia e na confissão. Quando a isso, João Maria Vianney é um exemplo. João Paulo II denominou-o "prisioneiro do confessionário"; o Papa Bento XVI agora o indicou patrono dos padres, ao proclamar o Ano Sacerdotal. Graças ao Santo pároco João Maria Vianney, Ars, o pequeno povoado na França, não é mais um lugarejo perdido. No final de setembro lá se realizarão, sob o patrocínio da congregação para o clero, os dias de retiro mundial para os sacerdotes.

A "palavra "Vocação" deriva de uma palavra latina que significa "Chamado". Hoje ela significa, mais que isso, uma "Inclinação" ou "Aptidão" da pessoa para fazer alguma coisa ou para ser alguém". Num sentido mais especifico na Igreja, "Vocação" é o apelo de Deus que chama uma pessoa para a missão ou serviço.

Não se pode falar de vocação em termos genéricos, como se existisse uma vocação humana em geral e, depois, diversos tipos de vocações especificas (religiosas, profissionais, artísticas etc.).

A vocação não é algo que o homem criou ou descobriu. A Vocação no sentido bíblico é a experiência, historicamente situada, que certos homens e mulheres fizeram da iniciativa de Deus. É Deus que chama livremente. Ele não deve submeter-se a esquemas humanos. ELE CHAMA QUEM COMO E QUANDO QUER. Por isso irmãos não nos esqueçamos de pedir ao Senhor da Messe que envie operário para sua Messe, pois a Messe é grande, mas pouco são os operários.

Para finalizar nossa pequena reflexão. Gostaria de encerrar colocando o pensamento do Papa Bento XVI, que fala da pessoa do Padre; "Sem padres, de nada serviriam a morte e o sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sem os padres, não haveria a consagração e a adoração da Eucaristia, nem o perdão no sacramento da penitência. Por meio dos padres acontece a vontade de Deus e, onde acontece a vontade de Deus , é o Céu.

Pe. José Bento Vichi de Paula

Pároco  

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia São Sebastião. Todos os direitos reservados.